Notícias

PUBLICAÇÃO SOBRE MÉTODO DE DETECÇÃO DIRECTA PARA O COMPLEXO Mycobacterium tuberculosis E CARACTERIZAÇÃO DA TUBERCULOSE MULTI E POLI RESISTENTE AOS FÁRMACOS NA GUINÉ-BISSAU.

Foi recentemente publicado na revista científica de acesso publico PLOS ONE um trabalho conjunto entre o Instituto de Higiene e Medicina Tropical em Lisboa, o Laboratório Nacional de Referencia da Tuberculose/Instituto Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau, o Hospital Raoul Follereau em Bissau e a Faculdade de Farmácia em Lisboa, realizado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, que teve como objectivo avaliar a utilidade do novo método de diagnóstico molecular Xpert MTB/RIF para a detecção directa de estirpes pertencentes ao complexo Mycobacterium tuberculosis e mutações associadas à resistência à rifampicina em doentes de tuberculose sob tratamento há dois ou mais meses na Guiné-Bissau, como possível indicador para a multirresistência, bem como complementar a informação sobre resistências e diversidade genotípica destas estirpes, neste país da África Ocidental.

Para mais informações pode aceder ao artigo clicando na imagem abaixo.






PUBLICAÇÃO SOBRE MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO PARA O COMPLEXO Mycobacterium tuberculosis

Está disponível a primeira publicação científica conjunta entre o IHMT, o Instituto Nacional de Saúde e o Programa Nacional de Controlo da Tuberculose de Moçambique realizada no âmbito dos apoios recebidos pelos Projectos de “Formação em Diagnóstico da Tuberculose (ForDILAB-TB)” e “A implementação de um novo método de identificação rápida do complexo M. tuberculosis nos Laboratórios de Referência da Tuberculose de Maputo e Beira: a sua importância para a validação dos testes de susceptibilidade aos tuberculostáticos”.



Entrega dos Certificados e Diplomas - FCG

No passado dia 13 de Dezembro de 2013 foi realizada, na Fundação Calouste Gulbenkian, a entrega dos certificados e diplomas aos formandos da edição do curso de Formação em Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose – NÍVEL ESPECIALIZADO (NÍVEL II) - ForDILAB-TB, apoiado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e pelo Fundo Setorial para a Saúde da CPLP. As formandas demonstraram uma elevada capacidade e competência para a coordenação técnica de laboratórios de tuberculose, desde a micobacteriologia clássica à biologia molecular. Espera-se agora que em 2014 se possa dar continuidade a este programa de formação, expandindo-o com o apoio dos colegas do Brasil, para a consolidação da Rede de Investigação e Desenvolvimento em Saúde em Tuberculose da Comunidade dos Países de Expressão Portuguesa. (RIDES-TB-CPLP).



INÍCIO DO PERÍODO DE FORMAÇÃO FORDILAB-TB NÍVEL II

No passado dia 26 de Julho de 2013 foi realizada, na Fundação Calouste Gulbenkian, a entrega dos certificados e diplomas aos formandos da 3ª edição do curso de Formação em Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose – ForDILAB-TB, apoiado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e pelo Fundo Setorial para a Saúde da CPLP.




INÍCIO DO 3º PERÍODO DE FORMAÇÃO FORDILAB-TB


Da esquerda para a direita: Rita Castro (Professora auxiliar), Ana Armada (Investigadora auxiliar), Domingos Mendes (GB), Felismino Colua (ANG), Iaia Indafa (GB), Armando Sanca (GB), Mariana Elias (ANG), Jorge Ramos (Técnico Superior), Rosa Lourenço (ANG), Marcos Nguvulo (ANG), Admilde Pereira (STP), Afonso Wango (ANG), Carlos Serra (Bolseiro FCG - ForDILAB-TB), Diana Machado (Bolseira de Doutoramento), Miguel Viveiros (Presidente do Conselho Pedagógico e coordenador do ForDILAB-TB).

Teve início no passado dia 1 de Julho de 2013 no IHMT/UNL a 3ª edição do curso de Formação em Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose – ForDILAB-TB, apoiado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e pelo Fundo Setorial para a Saúde da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Mais uma vez, com este projecto, pretende-se dar formação a profissionais de saúde para reforçar as suas capacidades de diagnóstico e resposta laboratorial nos seus países. Nesta 3ª edição do nível I de formação participam 9 formados de diferentes origens e realidades, como Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. O principal objectivo destes profissionais de saúde é aprender e actualizar os conhecimentos, de forma a melhorar o serviço que prestam à população dos respectivos países.



WORKSHOP: TUBERCULOSE MULTIRESISTENTE (MDR-TB)

Teve lugar no passado dia 20 de Abril de 2013 o workshop dedicado ao tema “Tuberculose Multirresistente” no âmbito do II Congresso Nacional de Medicina Tropical, realizado de 20 a 23 de Abril de 2013. Este Workshop reuniu um conjunto de especialistas nacionais e estrangeiros, num total de cerca de 100 participantes, de diferentes países.

A organização esteve a cargo do Grupo de Micobactérias da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT. Foram palestrantes Erik C. Boettger, Director and Chairman do Institute of Medical Microbiology (Universidade de Zurique, Suíça); Dirk Wagner, Div. Infectious Diseases & Centre of Chronic Immunodeficiency (Universidade de Freiburg, Alemanha); Isabel Portugal (Fac. Farmácia, Universidade Lisboa); Raquel Duarte (Programa Nacional de Tuberculose, Direcção Geral da Saúde, Ministério da Saúde); Paulo Rabna (Lab. Referência Tuberculose, Ministério Saúde da Guiné-Bissau); Sofia Viegas (Lab. Referência Tuberculose, Ministério Saúde de Moçambique); Isabel Couto (IHMT/UNL) e Pedro Baptista (FCT/UNL). As sessões foram moderadas por Miguel Viveiros (IHMT/UNL) e Maria João Simões (INSA).


Da esqueda para a direita: Isabel Couto (IHMT/UNL); Erik C. Boettger, Director and Chairman do Institute of Medical Microbiology (Universidade de Zurique, Suíça); Dirk Wagner, Div. Infectious Diseases & Centre of Chronic Immunodeficiency (Universidade de Freiburg, Alemanha); Miguel Viveiros (IHMT/UNL)


Da esquerda para a direita: Erik C. Boettger, Director and Chairman do Institute of Medical Microbiology (Universidade de Zurique, Suíça); Reinhard Naumann (Friedrich Ebert Stiftung); Dirk Wagner, Div. Infectious Diseases & Centre of Chronic Immunodeficiency (Universidade de Freiburg, Alemanha); Miguel Viveiros (IHMT/UNL)


Da esquerda para a direita: Maria João Simões (INSA); Miguel Viveiros (IHMT/UNL)


WORKSHOP: TUBERCULOSE MULTIRESISTENTE (MDR-TB) - Sessões


Dirk Wagner, Div. Infectious Diseases & Centre of Chronic Immunodeficiency (Universidade de Freiburg, Alemanha) ->Clique para abrir artigo em PDF


Erik C. Boettger, Director and Chairman do Institute of Medical Microbiology (Universidade de Zurique, Suíça) ->Clique para abrir artigo em PDF


Isabel Couto, (IHMT/UNL) ->Clique para abrir artigo em PDF


Isabel Portugal (Fac. Farmácia, Universidade Lisboa), ->Clique para abrir artigo em PDF



Paulo Rabna, (Lab. Referência Tuberculose, Ministério Saúde da Guiné-Bissau) ->Clique para abrir artigo em PDF


Pedro Baptista, (FCT/UNL) ->Clique para abrir artigo em PDF


Raquel Duarte, (Programa Nacional de Tuberculose, Direcção Geral da Saúde, Ministério da Saúde) ->Clique para abrir artigo em PDF


Sofia Viegas, (Lab. Referência Tuberculose, Ministério Saúde de Moçambique) ->Clique para abrir artigo em PDF




ForDILAB-TB na newsletter Gulbenkian, Janeiro 2013


A newsletter de Janeiro de 2013 da Fundação Calouste Gulbenkian faz referência ao projecto ForDILAB-TB, mencionando os principais objectivos e alvos do mesmo. Reforça a importância da formação dos técnicos de saúde dos países da CPLP no diagnóstico laboratorial da tuberculose e VIH, no IHMT e no INSA, bem como a mais-valia da existência de um fórum electrónico para contacto entre formandos e formadores. Assim, tal como referido por Maria Hermínia Cabral, directora do Programa Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento e responsável pelo lançamento deste projecto, espera-se que o ForDILAB-TB contribua para a capacitação de mais pessoas e que constituam no terreno uma rede na área da tuberculose, sendo este um dos principais objectivos. Para mais informações, consulte aqui a notícia completa na página 9 da newsletter Glubenkian Janeiro 2013.

Poderá também ter acesso a versão PDF da Newsletter clicando na imagem de cima.




Nova metodologia de tipagem e estudo filogenético global do Mycobacterium tuberculosis

Colegas do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique participam em importante estudo internacional sobre a aplicação de uma nova metodologia de tipagem e estudo filogenético global do Mycobacterium tuberculosis. Consulte aqui o PDF para mais detalhes.



Início do 2º Período de Formação FORDILAB-TB


Da esquerda para a direita: Diana Machado (Bolseira de Doutoramento), Isabel Couto (Professora auxiliar), Jorge Ramos (Técnico Superior), Carlos Serra (Bolseiro FCG - ForDILAB-TB), Temótio Mateus (MCB), Kuetusuamina Miguel (ANG), Ana Armada (Investigadora auxiliar), Zaqueu Luís (MCB), João Manuel (MCB), Pedro Kudimona (ANG), Eufrasia Amadeu (MCB), Zamite Chau (MCB), Rodrino Davoca (ANG) e Miguel Viveiros (Presidente do Conselho Pedagógico e coordenador IHMT do ForDILAB-TB).

Teve início no dia 22 de Outubro no IHMT/UNL a 2ª edição do curso de Formação em Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose – ForDILAB-TB, apoiado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e pelo Fundo Setorial para a Saúde da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Este projecto tem como objetivo reforçar as capacidades de diagnóstico laboratorial em tuberculose, VIH e outras doenças infecciosas e parasitárias, e contribuir para a criação de condições para o estabelecimento da RIDES TB (Rede de Investigação e Desenvolvimento em Saúde na área da Tuberculose). A formação está a cargo do Grupo de Micobactérias da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT, bem como dos grupos de Micologia, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Virologia e Leptospirose e Borreliose de Lyme desta mesma unidade, e da Unidade de Parasitologia Médica. Esta 2ª edição conta com a presença de formandos de Angola (ANG) e Moçambique (MCB).



Missão Técnico-Científica na Guiné-Bissau


Da esquerda para a direita: Dr. Paulo Rabna (LNR-TB/LNSP/INASA); Drª Elisabete Martins (HRF); Dr. Cesário Martins (Proj Saúde Bandim/INASA), Drª Gema Ponce (IHMT/UNL); Dr. Zacarias José da Silva (LNSP/INASA); Dr. Miguel Camará (PNLT); Drª Ana Armada (IHMT/UNL); Dr. Jorge Ramos (IHMT/UNL).

De 30 de Setembro a 6 de Outubro de 2012 teve lugar a missão técnico-científica do IHMT ao Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose do Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) e ao Hospital Raoul Follereau na Guiné-Bissau. Esta missão esteve enquadrada no projeto ForDILAB-TB, coordenado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A coordenação geral da missão técnico-científica, em Lisboa, esteve a cargo do Prof. Doutor Miguel Viveiros com o apoio e supervisão clínica do Prof. Doutor Jorge Atouguia. A equipa do IHMT no terreno foi constituída pelo Dr. Jorge Ramos, Investigadora Ana Armada e Dra. Gema Ponce. A coordenação geral em Bissau esteve a cargo do Doutor Paulo Rabna do Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose do Laboratório Nacional de Saúde Pública (Instituto Nacional de Saúde Pública do Ministério Saúde da Guiné-Bissau).